Histórico

1a. RO do CG APA ITUPARARANGA

No dia 29/06/11 foi realizada a primeira reunião ordinária do CGestor da APA Itupararanga (gestão 2011/13), iniciada as 14h30 horas, na Bichomania, em Caucaia do Alto- Cotia. A reunião foi iniciada com o primeiro item da pauta, que tratou da eleição da Secretaria Executiva para o biênio 2011-2013. A Secretaria de Meio Ambiente de Votorantim se candidatou a assumir a Secretaria Executiva do Conselho Gestor e como foi a única a se candidatar, já tomou posse nesta reunião realizada, através do Secretário de Meio Ambiente de Votorantim, Elzo Savella, que será o novo Secretário Executivo do Conselho Gestor da APA Itupararanga.

  

Após a eleição e posse da Secretaria Executiva, foi realizada uma apresentação das atribuições do Conselho Gestor, baseadas no Decreto Estadual n. 48.149, de 9/10/2003, que dispõe sobre a criação e funcionamento dos Conselhos Gestores .Após esta leitura foram apresentados os próximos itens de pauta da reunião, sendo estes a organização dos grupos de trabalho e a montagem de um calendário de reuniões.  Neste momento, representantes do CG (Dora e Etelvino/vereador S.Roque)) solicitaram o retorno sobre a situação atual da duplicação da malha ferroviária da ALL, que foi discutida no Conselho final de 2010, mas a empresa até o momento não apresentou as solicitações encaminhadas pelo CG para formulação de parecer  sobre o empreendimento. Foi também apontado pelo Conselho que trechos da ferrovia estão com obras em andamento e assim é necessário o levantamento da situação deste processo de licenciamento, para verificação da regularidade desta obra. Além desta, o Conselho representado pelos Membros Viviane e Paola também solicitaram que seja verificada a situação de obra existente no km 50 da Rodovia Bunjiro Nakao, pertencente a Cotia.  A gestora da APA  se comprometeu à verificar as duas situações existentes e assim repassar aos Membros.  Sugeriram também seja realizada definição de procedimentos para que o Conselho possa encaminhar denúncias existentes na APA sobre a situação destes processos.  Após esta definição, foi deliberado pelo Conselho  a organização dos Grupos de Trabalho e definição da agenda da próxima reunião. A apresentação da proposta metodológica para o planejamento participativo foi agendada para a próxima reunião, onde será realizada a divisão dos GTs para organização do planejamento de atividades. Abertas as inscrições dos representantes do CG convidados para participação nos GTs. A gestora da APA comentou sobre as atribuições dos grupos de trabalho existentes:

Biodiversidade e Recursos Hídricos; Turismo Sustentável, Comunicação e Educação Ambiental e Boas Práticas Agrícolas e Preservação de APPs. O Professor André Cordeiro, da UFSCar sugeriu a criação de um novo grupo de trabalho para focalizar as questões de uso e ocupação do solo. O Conselho deliberou pela criação deste grupo e foi sugerido que o grupo de trabalho “Boas Práticas Agrícolas e Preservação de APPs” fosse agrupado com “Biodiversidade e Recursos Hídricos”, ficando este grupo com o seguinte tema “Boas Práticas Agrícolas; Biodiversidade e Proteção dos Recursos Hídricos”, o GT Turismo Sustentável, Comunicação e Educação Ambiental permaneceu conforme proposta anterior e foi criado o novo GT “Uso e Ocupação do Solo e Planejamento Territorial”.  Foi proposto que a próxima reunião seja realizada em São Roque ou Ibiúna. Ficou agendado para o  dia 26/07 o proximo encontro.

“OLHO VIVO NO DINHEIRO

PÚBLICO”  –  C G U

Participação como conselheira do CONSEMA, nos dias 20 e 21/junho/2011, no  Curso organizado pela CGU (Controladoria Geral da União), NAP – Núcleo de Ações de Prevenção da Corrupção discorrendo sobre :                                                                                                              Atuação da CGU no fomento ao controle social  –  Democracia   – A Rede de Proteção ao Patrimônio Público e a Consocial  –  Licitações  –  Orçamento Público e Participação.

Oficina – Licitações                                                   Corpo diretivo da CGU (apresentação)

“Participe da 1ª Consocial – Conferência Nacional sobre Transparência e Controle Social

ANO INTERNACIONAL DAS  

FLORESTAS – 2011

A Presidente do In-PACTO foi convidada pela  Diretora da Análise Editorial Sra. Silvana Quaglio para o evento de discussões sobre o uso sustentável das florestas. Evento esse, que iniciou um calendário de ações ambientais no país, contou com a participação de personalidades importantes como Paulo Nogueira Neto, ex-presidente do CONAMA, Jan McAlpine, diretora da Divisão das Nações Unidas para as Florestas e chefe do UNFF (Secretariado do Fórum das Nações Unidas sobre Florestas), Lisa Samford, diretora do Festival Internacional de Filmes de Florestas da ONU (Organização das Nações Unidas),  Entre vários jornalistas convidados, estavam  Heródoto Barbeiro e Ana Paula Padrão âncoras do Jornalismo da Record, Britto Jr., apresentador, que  prestigiaram o evento e foram convidados a dar depoimentos sobre a importância da preservação das florestas para o futuro do mundo.
Com a proposta de um modelo de governança compartilhada – ambiental, social, econômica e cultural, para o planeta ser sustentável, destacou-se a importância do engajamento de todos os setores em busca da preservação da biodiversidade para garantir não só a sobrevivência humana como também sua qualidade de vida.

           

                   

Reunião com os blogueiros

 

CONSELHO  GESTOR  APA  DE   ITUPARARANGA

Reunião de Posse do CG Itupararanga  (Biênio 2011-2013)

A Fundação Florestal do Estado de São Paulo realizou  no último dia 25 de maio a renovação do Conselho Gestor da Área de Proteção Ambiental de Itupararanga- biênio 2011-2013.

A Cerimônia de Posse do Conselho Gestor  foi realizada na ACM – Sorocaba, localizada às margens da Represa Itupararanga no Km 13,5 da Estrada Votorantim-Ibiúna.  Junto com a cerimônia de posse do Conselho Gestor da APA Itupararanga- biênio 2011-2013 foi realizado  o lançamento do livro: “Biodiversidade na APA Itupararanga: condições atuais e perspectivas futuras”, elaborado em parceria com diversas Universidades e pesquisadores da região e organizado pela Fundação Florestal junto à CCR-Via Oeste e UFSCar.

O Conselho Gestor da APA é um orgão consultivo, formado por no máximo 24 membros e no mínimo 12, de forma paritária entre a sociedade civil e o Estado. Deverá ser publicado nos próximos dias no DOE (Diário Oficial do Estado) a lista dos conselheiros empossados para a gestão da APA.

Jan/2011  –  Apresentação do Relatório de gestão ref. as atividades realizadas pela APA Itupararanga no biênio 2009/2010, disponível no blog :       http://www.apaitupararanga2.blogspot.com/

G ITUPARARANGA 2009/2011

CTBHATMembro da Câmara Técnica de SANEAMENTO do Alto Tietê (2011/13)

Subcomite CBHAT Pinheiros/Pirapora – gestão 2011-2013 – O In-PACTO (Organização da Soc.Civil de Interesse Público) assumiu no último dia 30/03, a cadeira de Titular no segmento SC como associação de proteção ao meio ambiente, no Subcomitê da Bacia Hidrográfica do Alto Tietê Pinheiros – Pirapora  para a  gestão 2011-2013.  Este colegiado que abrange oito municípios: Jandira, Pirapora do Bom Jesus, Carapicuíba, Osasco, Santana de Parnaíba, Itapevi, Barueri e região oeste de São Paulo e faz parte do Comitê da Bacia do Alto Tietê (CBH-AT), na opinião de seu Presidente, que continua no cargo, o jornalista Carlos Marx Alves ( Secretário de Meio Ambiente de Osasco), a ultima gestão foi a que mais avançou nos trabalhos, sendo: o Plano de Desenvolvimento e Proteção Ambiental (PDPA) da bacia do Rio Cotia  que é pré-requisito para a implantação da cobrança da água. “O PDPA foi concluído e está nas mãos do agente técnico, como também foi concluído o Plano Diretor Regional”. Segundo o Secretário executivo Carlos Nascimento (EMAE) a Lei Específica da Bacia do Rio Cotia deve ser concluída ainda em 2011. Um dos destaques foi o projeto de Fortalecimento do Subcomitê com o Plano de Comunicação e a produção de Folder e de logotipo.

A gestão 2011-2013 vai dar continuidade aos trabalhos de integração com comitê/subcomitê/agências de sensibilização, mobilização e integração com os prefeitos e os gestores públicos da região para a participação no Subcomitê; divulgação dos papéis e das ações do Subcomitê Pinheiros – Pirapora para a sociedade; apoiar todos os municípios e sociedade civil para aprovação e acesso aos recursos do Fundo Estadual de Recursos Hídricos (FEHIDRO),  garantindo uma Câmara Técnica de Planejamento com qualidade. As reuniões do Subcomitê são realizadas nas segundas  6ªs feiras do mês, no Núcleo de Educação Ambiental (NEA) Jardim das Flores, em Osasco/SP.

CAFÉ AMBIENTAL c/Secretário de Meio Ambiente  debate mudanças climáticas

As entidades ambientalistas, atuais conselheiras no CONSEMA – Conselho Estadual de  Meio Ambiente   da Secretaria Estadual de Meio Ambiente de São Paulo, participaram do CAFÉ AMBIENTAL a convite do Secretário de  Meio Ambiente Pedro Ubiratan, para um debate sobre as Mudanças Climáticas, no ultimo dia 06 de outubro de 2010.

Em conselhos:

  • Titular no Conselho Gestor da APA de Itupararanga  (de Cotia a Votorantim)
    (Gestão 2009 / 2011)
  • Titular no CONSEMA/SMA-SP (Conselho Estadual de Meio Ambiente)
    ( Gestão 2010-2012)
  • C.T.: Políticas Públicas (CONSEMA/SMA)
  • Titular no COMDAR (Cons.Municipal de Des.Ambiental e Rural de Cotia (05/2008 a 06/2010)
  • Atividades:

  • 2009:  A ONG In-PACTO Ambiental trouxe para escolas de Cotia e Embu um projeto contemplado no Programa de Ação Cultural da Secretaria de Estado da Cultura,o número circense “Lamentos de um Palhaço”, criado pelo grupo CIRCO HERÓI. Foram feitas duas apresentações em cada cidade, atendendo aos períodos matutino e vespertino. Em Cotia deu-se na E. M. Crianças de Cotia, localizada no Parque Miguel Mirizola; em Embu, a contemplada foi a E. M. Janaína Agostinho Oliveira.

O In-PACTO tem como um de seus objetivos a conservação ambiental, promovendo também a diversidade cultural.   A seguir, a sinopse do projeto “Lamentos de um Palhaço”:   “Hermano, estado eterno de desencontro com o mundo que o rodeia. Encontrando na linguagem universal da arte a possibilidade de comunicação com o mundo que o cerca.  Tendo no Circo, a porta de entrada de um mundo novo de possibilidades infinitas de comunicação e compreensão. Como não fala, apenas toca seu trompete e anda em passos por vezes largos outros pequenos, encontra o ritmo de sua poesia e identidade. Aos poucos resgatará no imaginário popular emoção aventura e risco, levitando em ondas musicais, contornando o ambiente e chamando a atenção para o suspense e surpresa. Neste cenário, o palhaço encontra na música e na acrobacia aérea elementos para comunicar-se em ritmo calmo, limpo e claro de imagens poéticas e puras que só o circo em seu estado dilatado consegue.      Alunos, professores e funcionários aprovaram a apresentação do projeto, pedindo bis.

  • REDE DE PROTEÇÃO –  Os alunos da E.M. CRIANÇAS DE COTIA, situada no Pque. Miguel Mirizola vinham aguardando há tempos a instalação de rede de proteção em um dos lados da quadra de esportes desta Unidade Escolar. A dificuldade se dava pelo fato do muro lateral ter como divisa área nativa de vegetação preservada, onde as bolas costumavam cair.  Diante dessa necessidade premente, a presidente da ONG In-PACTO Ambiental, juntamente com o diretor da escola, Ary Gianelli, pediram um especial favor a Rodrigo, autor do projeto cultural “Lamentos de um Palhaço”, aproveitando seu conhecimento em acrobacias circenses. Ele concordou em colaborar, juntamente com seu parceiro de trabalho, Eduardo. Conseguiram, auxiliados por dois professores, emendar a rede e prendê-la no alto, a cerca de oito metros de altura. Ary Gianelli e os professores agradeceram o apoio, coisa rara, infelizmente, nos dias atuais. Rodrigo e Eduardo também foram aplaudidos pelos alunos da tarde, que a tudo assistiram comportados e aguardando  a apresentação do projeto, que veio em seguida.

2006/2007

  • Projeto de conscientização ambiental junto a diversas comunidades no entorno do Ribeirão Moinho Velho (Km 26 Rod.Raposo Tavares) até a EE Hugo Carotini na divisa com Embu em parceria com: FIRMENICH, SABESP e SCHUNK Sinterizados e Eletrografites Ltda.

EMF Estrada do Embú (Cotia)

EE Hugo Carotini (Embú)

l

1)  2007  – EM do Sabiá – apresentação cultural (rapel em tecido)

2) 2007 – Filme de Al Gore transmitido na C. Municipal p/alunos do 3° ano Ens.Medio (EE S.Joaquim I e II)

  • 2006 (31/10) – Seminário In-PACTO X SABESP “Conscientização sobre Recuperação Ambiental” e “Coleta e Tratamento de Efluentes”

    Apresentação das obras de despoluição do Rio Tietê com base no Ribeirão Moinho Velho, localizado em bairro de mesmo nome, na região do km 26 da Raposo Tavares.  Com realização de trabalho de conscientização ambiental naquela região.

    O papel das ONGs ambientais foi destacado pelo engenheiro Rubens Russo  no projeto de despoluição do Tietê;

    Ricardo Gouveia falou sobre Sistemas de Tratamento de Efluentes Industriais e Sistemas de Tratamento Biológicos e deixou claro que as indústrias possuidoras de uma administração atualizada devem se manter dentro da Lei Ambiental, preservando, reciclando e tratando seus efluentes, obtendo assim, bom negócios em sua cadeia produtiva. Olavo Alberto Prates Sachs, sanitarista da PUC, falou sobre o Sistema de Conscientização de Comunidades. Ele apresentou o trabalho realizado com pleno êxito dentro de um condomínio de classe média, envolvendo a comunidade do entorno, criando renda às famílias menos favorecidas com redução da violência urbana. Para ele, a questão considerada grave, “é a quase impossibilidade em se resolver o problema dos esgotos lançados de forma irregular diretamente nos mananciais por parte de pequenos comércios e residências, responsáveis por 30% da poluição nos rios e córregos”.No caso específico de Cotia, as obras que já estão em andamento, atenderão pouco mais de 50% do tratamento do esgoto da Cidade, com prazo de 18 meses para finalização. Segundo a Sabesp, a Estação de Tratamento da Bacia do Rio Cotia trata cerca de 30 litros de esgoto por segundo, o que corresponde a 36% do atendimento.   Para 2007, a proposta é passar para 165 litros.O seminário contou com o apoio de empresas como a Firmenich, Biomix, Anaconda Ambiental, Sabesp e Schunk.

  • 2006/2008 –  Plantio de árvores em Escolas  Municipais e Estaduais na cidade

    • Escola Estadual Prof. Zacarias

    • Escola Estadual São Joaquim II

  • 2007 – Doação de Acervo às Bibliotecas de Cotia

    Disponibilização de importante acervo na área ambiental para as Bibliotecas Municipal (antiga Pró) e Cecília Meireles (G.Viana), como também considerável material para a E.M. Monte Verde (Caucaia do Alto) possibilitando o acesso à consulta de vários temas relativos ao meio ambiente, acrescentando assim, mais uma ferramenta pedagógica para pesquisas de um assunto tão imprescindível nos dias de hoje, com a intenção de propiciar cada vez mais aos estudantes, melhoria em relação à cultura socioambiental de nosso município. Foi doado por nós, um ATLAS (Ed.2005), com informações completas das Bacias Hidrográficas do Estado de São Paulo em suas respectivas Unidades de Gerenciamento que se encontra na Biblioteca Central.

  • 2004 e 2005 – Curso de “Promotores da Cidadania”

    Projeto de criação, coordenação e realização do In-PACTO.     Duraçao: 45 hs.(3 meses) Palestras sobre CIDADANIA, MEIO AMBIENTE E DIREITO c/apoio do PROAONG/SMA (Certificados) e da 108ª OABSP de Cotia, com Certificados aos advogados palestrantes fornecidos pela OABSP (Dr. D’Urso) em parceria e apoio.

  • 2003 – Mãos à Obra pelo Tietê – Observando o Tietê

    Monitoramento mensal das águas do Rio Cotia que vertem para o Rio Tietê, na região do Caputera próximo do lixão com testes físico-químicos,  em parceria com a SOS MATA ATLANTICA (Rede das Águas).

  • 2003 – Bolsão Res. SP II – Parceria com Furnas Centrais Elétricas

    Fornecimento de 5.000 mudas nativas da Mata Atlântica para reflorestamento em áreas degradadas no bolsão residencial do Km. 26,5 Cotia.

  • 2005 –  Prefeitura de Carapicuiba

    Doação de 500 mudas para o Projeto Sementes de Hoje,  Sombras do Amanhã

  • 1999 a 2007 – Participação em Cursos e Seminários na SMA/SP

  • 2000  –  Meio Ambiente e Turismo –  Fórum de Desenvolvimento do Vale do Paranapanema  –  (Ourinhos, Maio/2000), parceria entre o Governo Estadual, UMMES União Municípios Média Sorocabana e CIERGA em Assis.

    Parceria com a Polícia Ambiental – Na reintegração de aves e animais (onças, leões) da fauna silvestre em seu habitat colaborando com o Santuário Rancho dos Gnomos;

  • Publicações em Jornais Regionais e Locais

    Versando questões de cidadania e meio ambiente e artigos contra a construção de paredões para barragens de água em Ourinhos/SP, a pedido do Prefeito de Xavantes e outros de municípios vizinhos.

2002 a 2008  –  Representações no Ministério Público:

  • 2002 – Construção de 200 aptos. próximos ao Hospital de Cotia – PROJETO ARQUIVADO
  • 2002 – Loteamento GRANJA CAROLINA (3 municípios)– PROJETO  ARQUIVADO em Março/04);
  • 2003 – Distr.Caputera –  Loteamento Popular em APRM  em Cotia divisa com Embu, (8 alqs, lotes de 5×20)  EMBARGO INICIAL em +ou- 40 dias); 2ª. Vara MP – Criminal  – EMBARGADO.
  • 2004  SP II Bolsão Residencial – representação com Denúncia de diversos crimes ambientais IC, Pol.Ambiental, PMC e M.Público (ainda em andamento).
  • 2005 – Municipio de Claudio/MG – Assessoria aos proprietários de uma Fazenda, na representação ao MPE e MPF contra exploração mineral em área de mananciais. Após vistoria peloDepto.Nacional Produção Mineral (DNPM) em Nov/2005 finalizado. Situação: EMBARGADO p/ Justiça Federal a pedido da Min.Marina Silva na época.
  • 2005 a 2008  – Embate no MPE contra construção de 2 Unidds. FEBEM no Km 21 da Rod.Raposo Tavares e contra os passivos ambientais do Rodoanel Trecho Oeste.
Anúncios


%d blogueiros gostam disto: